segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COMO COMEÇAR?

 

Academia como começar

Você vai entrar numa academia, mas não sabe que atividade deve ou não fazer. Não se preocupe! Os professores irão orientá-lo de acordo com o seu condicionamento físico, histórico esportivo, objetivo e disponibilidade de tempo.


O primeiro passo é fazer uma avaliação física. Ela é indispensável para que você treine, com segurança e eficiência. A sua avaliação será analisada e somente após o resultado você poderá iniciar as atividades, procurando cada vez mais um programa personalizado, levando em conta a sua realidade.

Iniciantes devem começar com as seguintes atividades: exercícios aeróbios (caminhadas na esteira, bicicleta ergométrica e transport ou cross trainer), de 3 a 4 vezes por semana, de 10 a 30 minutos, dependendo da condição física do aluno. Evite fazer aulas como step, spinning, aeroboxe, body combat. Nesta primeira etapa, que é a fase de adaptação, os exercícios devem ser de baixo impacto e baixa intensidade. Esta adaptação aos exercícios é muito pessoal, podendo variar de 2 a 6 semanas. Os alunos com bom ou excelente condicionamento físico podem pular esta fase.






  • Musculação 3 vezes por semana com treino para iniciante.










  • Existem vários programas de musculação. O instrutor deverá estudar qual será o programa mais adequado ao aluno. É muito difícil, quase raro, uma pessoa não poder fazer musculação. Mesmo que você tenha algum problema, como problemas de coluna, ainda assim pode e deve fazer musculação. Basta comunicar ao responsável pela avaliação e ao professor ou instrutor da academia, para que estes possam montar um treino que se ajuste a você.







  • Alongamentos antes e depois de qualquer atividade física e aulas de alongamento 2 vezes por semana.










  • À medida que você melhora, o professor irá aumentar a intensidade dos exercícios. Passada a fase de adaptação, muda-se o treino de musculação e então você poderá experimentar as aulas que a academia oferece.

    Tudo isto, na verdade, é uma regra geral e existem exceções. Questione sempre que tiver dúvidas. Um bom professor ou bom instrutor deve estar sempre atento aos alunos, evitando que estes façam movimentos de maneira incorreta.
    Por:
    Valéria Alvin Igayara de Souza
    CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
    * Matéria extraida  do site cyberdiet.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário